O seu cachorro está urinando no lugar errado? Veja como resolver!

Quando os filhotes chegam pela primeira vez em sua nova casa, uma das principais preocupações dos responsáveis ​​é impedi-los de fazer xixi no lugar errado.

No entanto, muitos proprietários acham muito difícil realizar essa tarefa. Se você tiver problemas para ensinar os cães a atender às suas necessidades no lugar certo, não se preocupe.

Este artigo apresentará todas as informações que você precisa saber para treinar seu filhote a não fazer xixi no lugar errado.

O que pode fazer o cachorro urinar no lugar errado?

É muito comum os cachorros ocasionalmente defecar e urinar no local errado.

No entanto, mesmo que você tenha se comprometido a ensiná-lo a usar o local correto para atender às suas necessidades, se esse comportamento persistir, você precisa investigar a causa desse mau comportamento.

As causas mais comuns de micção inconveniente são:

Raramente vai ao banheiro

Às vezes, esses cães acabam fazendo xixi no lugar errado porque o responsável não levou o número de vezes necessário, e eventualmente eles não aguentavam tanto.

Quando souberem o local correto, é importante que o dono do animal os leve à área designada várias vezes ao dia para que possam fazer xixi e cocô.

O principal horário é acordar de manhã depois de comer, sem urinar por um período de tempo, e até começar a dar sinais de que está procurando um lugar para atender às suas necessidades (como cheirar aromas). Aterre ou dê meia volta.

Má seleção de localização

Os cães devem evitar trazer suas necessidades para perto de onde comem e dormem. Portanto, tente manter o banheiro do cão longe de comedouros, bebedouros e locais para passear.

Além disso, é importante lembrar que os filhotes não conseguem manter a vontade de fazer xixi e cocô por muito tempo.

Portanto, este local não deve ser muito longe de onde ele passa a maior parte do tempo. Para evitar acidentes, o ideal é disponibilizar mais de um banheiro até que ele saiba o local certo para atender às suas necessidades.

Banheiro pequeno

Às vezes, o cão irá ao lugar certo para atender às suas necessidades, mas eventualmente causará alguns lugares inadequados. Isso pode acontecer se a área designada para banheiro de animais for pequena.

Lembre-se de que a área designada para os cães atenderem às suas necessidades deve ser grande o suficiente para permitir que eles entrem e se movam.

Para contornar essa situação, basta aumentar o espaço definido como banheiro dos animais, por exemplo, para cobrir uma área maior com um tapete sanitário.

Tipo de material errado

Os cães gostam de ir ao encontro das suas necessidades onde existe uma superfície absorvente. Na natureza, eles escolherão grama ou solo para se acalmar.

Em sua casa, você pode fornecer aos animais de estimação áreas com gramado ou jardim projetadas para esse fim.

Se você não tem esse espaço em sua casa, pode usar tapetes higiênicos, grama artificial com caixas absorventes, ou apenas usar caixas com grades e jornais por baixo.

Se o seu animal não está acostumado com certos materiais, você pode tentar outras opções para ver se ele se sente melhor com eles.

Higiene insuficiente Ninguém gosta de usar um banheiro sujo, nem mesmo um cachorro. Portanto, sempre mantenha a área selecionada limpa para que o animal possa atender às suas necessidades.

Dessa forma, você pode evitar que ele procure outro lugar para fazer xixi e cocô.

Problemas comportamentais e de saúde

Em alguns casos, os cães urinarão no lugar errado devido a problemas de comportamento, como zoneamento, ansiedade de separação ou rendimento excessivo, ou mesmo problemas de saúde, como infecção ou incontinência urinária.

O dono deve prestar atenção e avaliar as razões pelas quais o cão não consegue atender às suas necessidades no lugar certo.

Se você notar um comportamento incomum, consulte um veterinário. Isso pode ajudá-lo a determinar o que pode estar causando o problema.

Urina e cocô podem causar problemas.

Por várias razões, alguns guardiões de animais preferem levar os cães para fora de casa para suas necessidades.

No entanto, esse tipo de condicionamento acabará por trazer desconforto ao dono e causar sérios problemas de saúde ao cão. Os cães rapidamente formarão um hábito.

Se você também começar a trazer animais na rua para atender às suas necessidades, isso vai se adaptar a essa rotina e vai exigir que você sempre traga animais lá durante esse período.

Se por algum motivo você não conseguir cumprir esse cronograma, o cão pode acabar atendendo às suas necessidades, ou pior ainda!

Ele conseguirá reter a urina por muito tempo, comportamento que pode causar sérios problemas de saúde ao animal, como infecções ou outras doenças relacionadas ao trato urinário.

Portanto, embora você prefira que um cão relaxe na rua, é muito importante fornecer a ele uma escolha de banheiros em casa e incentivá-lo a usá-los de vez em quando.

Portanto, nem você nem seu cão terão problemas.

Como ensinar um cachorro a fazer demanda no lugar certo.

A melhor maneira de ensinar um cão a se comportar como desejamos é recompensá-lo quando ele se comportar conforme o esperado.

Ou seja, sempre que o filhote urinar ou defecar no local adequado, você deve dar a ele alguns petiscos e muitas sensações para devolvê-lo.

Portanto, ele vai associar esse comportamento a coisas agradáveis ​​e repetir a ação de esperar pela recompensa. Para que ele entenda corretamente qual comportamento está gerando uma resposta positiva, você precisa agir na hora certa.

Portanto, quando você levar seu cão ao banheiro, fique com ele até que ele termine e, depois que ele tiver feito o que precisa, você deve recompensá-lo.

Não faça uma festa barulhenta, pois vai assustar o animal e produzir o efeito oposto ao que você deseja. Sempre que você vir seu cão usando o banheiro da maneira correta, repita essa operação, com o tempo, ele vai entender que é isso que você espera dele.

Se o cachorro estiver urinando no lugar errado, não brigue com ele, pois ele pode ficar assustado, com medo de fazer o que ele precisa na sua frente, e depois começar a se esconder.

A abordagem ideal é sempre descer e fazer xixi antes que algo pareça errado. Se você achar difícil fazer xixi quando chegar em casa, não repreenda o cachorro porque ele nem sabe por que você está zangado com ele.

Nesse caso, o que se deve fazer é limpar bem o local sem deixar que ele veja, para não cheirar urina ou fezes, o que pode incentivar os animais de estimação a encontrarem-se no mesmo local em outros momentos.

Para este tipo de limpeza, pode-se usar um removedor de enzimas, pois este produto pode remover completamente o cheiro de urina e fezes de cachorro da superfície.

Ok, agora que você tem todo o conhecimento para ensinar cães a não fazer xixi no lugar errado, comece a treinar e construa um relacionamento mais agradável com seu animal de estimação.

Quer receber informações como esta e muitas outras coisas sobre o mundo dos animais de estimação por e-mail? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo que postamos aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp