Salada de ovos

Salada de Ovos

Ovo frito, ovo assado, ovo ao molho, ovo com gema mole, ovo com gema dura, ovos mexidos, ovos recheados, patê de ovo, Ufa! O ovo é um alimento, barato comum de ser encontrado nas casas brasileiras, e adivinha além de todo tipo que citamos, ainda traz uma gama enorme de variações.

O alimento apesar de riquíssimo em proteínas e trazer vitaminas do complexo A,B, E, K e também minerais dentre outros benefícios que comprovam que apesar de acessível para todos os bolsos, e não somente para pessoas de classe A ou C o mesmo é um rico alimento que contém valores nutricionais abundante.

Mas o branquinho também não deixa de ter suas polêmicas, inclusive já teve seus benefícios questionados, aonde afirmavam que podem causar complicações cardiovasculares por conta a alta presença de colesterol na sua gema.

Bom, polêmicas a parte, segue abaixo uma receita deliciosa que usa o ovo como protagonista e que ainda acrescenta mais nutrientes que você pode escolher entre legumes e verduras ou até mesmo os dois.

INGREDIENTES

  • 6 ovos
  • 3 colheres (sopa) de maionese caseira
  • 6 ramos de salsinha
  • 3 ramos de endro (dill)
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, com uma escumadeira mergulhe os ovos e diminua o fogo para médio – a água deve estar fervendo, mas o fogo não pode estar alto para evitar que os ovos batam no fundo da panela (se preferir, faça um furinho na casca da base de cada ovo usando um alfinete, isso evita que a casca rache ao entrar em contato com a água quente). Cozinhe os ovos por 7 minutos.
  2. Enquanto isso, separe uma tigela com gelo e água. Lave, seque e pique fino a salsinha. Lave, seque e pique o dill.
  3. Passados os 7 minutos, com a escumadeira, transfira os ovos cozidos para a tigela com água e gelo para cessar o cozimento e esfriar – assim fica mais fácil para descascar. 
  4. Assim que estiverem frios, descasque os ovos: bata delicadamente a base e a ponta dos ovos na bancada e role com cuidado para a casca rachar. Puxe e descarte os pedacinhos de casca mergulhando na água da tigela (ou sob água corrente). 
  5. Numa tigela misture bem a maionese com as ervas picadas. Corte os ovos em quartos, no sentido do comprimento. Corte cada quarto em 3 pedaços no sentido da largura e transfira para a tigela com a maionese. Misture bem com uma colher e ajuste o sal – não se preocupe se as gemas se soltarem dos pedaços de ovo, a idéia é incorporar parte delas ao molho para ficar cremoso. Sirva a seguir com pães, legumes e salada de folhas.