Por que Peruíbe é um dos Destinos Preferidos dos Ufólogos?
O município fica no interior do estado de São Paulo e segundo o senso de 2010 tem por volta de 59.793 habitantes de acordo com o próprio site prefeitura. A cidade tem esse nome, talvez por dois motivos e um deles é que vem da etimologia (origem e historia das palavras) que foi dada por indígenas e que tem o significado de “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em). O outro motivo é por que o Padre catequista e poeta Jose de Anchieta chamava o local de Tapirema por conta das constante comparação com Tapirema do Peru, região do Peru onde os jesuítas constantemente encontravam dificuldades para implantar o exercício da catequese.
Peruíbe é um dos 15 municípios de São Paulo que é considerado estância balneária, que é quando o local recebe uma verba maior do governo do estado de SP para se promover turisticamente além de poder se utilizar da denominação ‘’estância balneária’’. E recebe o título, a cidade assim como Peruíbe que são litorâneas, ou seja, que possuem extensas faixas de praias ou ilhas em que haja grande possibilidade de desenvolver o ecoturismo.
Além desse turismo eco. O município também é fortemente atrelado ao turismo de veraneio, aquele em que se é praticado fora da localidade de habitação do turista no período de verão, também muitas vezes citado como turismo de sol e praia.
Mas além dessas informações, o que chama atenção em Peruíbe está ligado ao grande interesse de Ufólogos (profissionais que se especializaram no estudo das possibilidades de avistamento de objetos voadores não identificados – ovnis) os mesmos afirmam que a localidade tem as mesmas semelhanças da índia e Peru, onde os relatos de avistamento de ovnis são constantes. Além de que cidade é a primeira com roteiro turístico ufológico do Brasil, diferente da digamos, concorrente Corguinho que fica no Mato Grosso do Sul e que recentemente abriu uma agência de viagens para vender mais da história que permeia o local, que tem como protagonista o conhecido E.T Bilu.
Alguns munícipes de Peruíbe mais ousados dizem que já tiveram moradores que foram até abduzidos. Inclusive um dos últimos relatos foi no ano de 2008 quando uma parte do mato estava amassado em um formato perfeitamente ovalado, no mesmo dia na madrugada os animais da vizinhança não paravam de latir como se estivessem assustados com alguma coisa.
E o assunto é levado tão a sério que reúne todos os anos sempre profissionais palestrantes, pesquisadores do assunto e curiosos interessados no tema. Lembrando que Peruíbe é altamente respeitada por ser o mais importante ponto de pesquisadores do assunto e não é de agora e sim desde a década de 60, quando a Aeronáutica Brasileira iniciou investigações de objetos voadores não identificados na cidade. E para a realização do evento na cidade, os organizadores conta com o apoio da própria prefeitura, secretaria de turismo e demais órgãos importantes.