É grátis e sempre será!
Esse é o slogan da maior rede social do mundo, o Facebook. Hoje detém 2,9 bilhões de usuários e que existe desde 2004 mas que só chegou ao Brasil em 2008 e logo retirou essa frase de sua página de boas-vindas. E até pouco tempo não se sabia os motivos exatos do por que a remoção da frase. Logo depois a rede social afirmou que sim, a rede social permanecerá gratuita. Mas especulou se muito que o motivo da remoção se dava por que nem tudo talvez de fato na rede social era de graça.
A situação se tornou mais curiosa por que nos termos e condições em que os usuários tem que aceitar para continuar a usar o aplicativo a rede afirmava que não poderia garantir, que a rede social sempre seria gratuita. Mas como sabemos que ‘’nada é de graça, nem injeção na testa’’ um lugar onde não se cobra pra acessar, com certeza deve se utilizar de outros meios de se obter alguma vantagem, nem que seja só o seu cpf e e-mail com o seu próprio consentimento.
Dito essa polêmica, o Facebook não está longe de fazer sua última. Toda semana, dia ou mês a rede social está envolvida em alguma situação desagradável. Podemos dizer que o seu nascimento foi feito em cima disso. Lá atrás quando três jovens sendo eles Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes, Andrew McCollum e até o brasileiro Eduardo Saverim eram estudantes em Harvard e criaram a famosa rede social exclusiva para o campus.
Marck Zuckeberger é conhecido por alguns como ‘’o homem que copiava’’, e já foi acusado diversas vezes por detentores de outras redes sociais de roubar suas ideias e criações. O Próprio Facebook no início foi acusado desses roubos, já que os irmãos Winklevoss ao chamarem Zuckerberger para fazer algumas alterações nos códigos de seu site ConnectU. Os irmãos perceberam que em apenas algumas semanas depois da visita do estudante viria a público o que conhecemos hoje e que no inicio era conhecido como o thefacebook.com e essa passagem da história pode ser vista no filme ‘’A Rede Social’’.
Mas nem só de coisas ruins o Facebook tem em sua história. A rede social também contribui para a facilidade de acesso a informações de tudo do que se tem interesse e de vários jornais de fontes confiáveis. De tempo em tempos se ouve, que pessoas que também procuravam por conhecidos desaparecidos que já não tinham mais contatos por algum motivo e que foram encontradas através do uso da rede social. As inteações e relações pessoais apesar de serem bem diferente do que no mundo real, conecta pessoas que conseguem se ver em outras pessoas, das quais as mesmas podem compartilhar os mesmos gostos, seja por roupas, livros, filmes entre outros gostos e até com grupos enormes de pessoas que compartilham desses mesmos interesses.
Outro maior benefício que a rede trouxe, foi para os pequenos e grandes empreendedores que foi a facilidade de tornar as suas páginas uma verdadeira vitrine para ofertas de produtos e serviços de todos os tipos e para todos os gostos de todo tipo de cliente.
E não podemos esquecer que de tempo em tempo a rede aparece com novidades. Sejam novos emojis ou novos layouts, e até mesmo novas funções, como descrição de fotos para pessoas com deficiência visual ou monetização para gamers de jogos online dentre outras várias atualizações.
Uma grande última novidade em relação ao Facebook e grande surpresa para muitos foi a aposta de Marck Zuckerberg em fazer a alteração do nome da empresa para Meta. Fazendo assim referência ao Metaverso, que para quem não sabe, é considerado o grande próximo marco do futuro da internet. E que se trata de um mundo totalmente virtual onde pode acontecer de tudo como vendas, interações, negociações, compras, transições de moedas digitais e muito mais por meio de avatares digitais que são parecidos com personagens de jogos de videogames.
Nesse mundo, é possível substituir a presença física como hoje já é necessário em reuniões de algumas empresas por exemplo isso seja pelo meta ou por meio de centenas de outros aplicativos que permitem que essas reuniões também sejam assistidas por pessoas do outro lado do mundo.
A pergunta é, alguma rede social será capaz de derrubar o império de Marck Zucvkerberg um dia? Ou, o que mais um dos homens mais ricos do mundo ainda pode fazer com todo esse poder na internet? Recentemente o criador da nostálgica rede social Orkut criada em 24 de janeiro de 2004 e desativada em 30 de setembro de 2014. Prometeu uma volta, mas ainda sem data confirmada. E seu criador não perdeu tempo em alfinetar a rede social vizinha ao dizer “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. […] Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline”. O que nos resta é aguardar o futuro dessa guerra das gigantes redes sociais e saber se o apelo da nostalgia vai ter maior aquisição por parte dos usuários pelo mundo todo.